sábado, 16 de maio de 2009

Património Cultural

A povoação de S. João de Vêr é uma freguesia de Santa Maria da Feira e depende administrativamente do Distrito de Aveiro e da Diocese do Porto religiosamente.

A povoação de S. João de Vêr obteve o estatuto de Vila em 30 de Junho de 1989, conforme publicação no Diário do Governo n.º 99 - I Série de 1 de Julho de 1989.

O primeiro documento conhecido sobre a povoação de S. João de Vêr remonta ao ano de 977, o qual identifica a mesma como "Villa Valerìi" integrada na "CIVITAS SANCTA MARIA", referindo a existência na povoação, de um mosteiro.

Datado de 24 de Janeiro de 1103, existe um outro documento que faz a distinção entre a parte civil (laica) e a parte religiosa da freguesia.

Em 1144, a paróquia de S. João de Vêr é designada como sendo um dos celeiros da Diocese do Porto, mas dependendo administrativamente da Diocese de Coimbra.

Um documento datado de 1758 designa esta povoação como pertencendo a Sua Alteza, o Infante Sr. D. Pedro.

A atestar as origens remotas desta povoação, no lugar de Souto Redondo e Airas, ainda se encontram troços da Estrada Romana, que servia de ligação entre Lisboa e Braga.

No lugar de Souto Redondo, a 7 de Agosto de 1832, e na sequência do cerco à cidade do Porto, ocorreu uma batalha entre liberais e miguelistas e no largo das Airas foi exposta a cabeça decapitada do Bernardo Francisco Pinheiro, liberal executado no Porto e residente no largo do referido lugar.
O património desta povoação assenta, basicamente, em diversas obras e documentos que passamos a referir: Estrada Romana - situada no lugar de Souto Redondo e Airas; Igreja Velha - restaurada no século XVII e com origem desconhecida, situada no lugar de S. João; Capela de Santo André - com quadros do século XVI, situada no lugar das Airas; Capela de Santa Rita e respectivo Solar - reformados no século passado, pertencentes à família de Dr. Júlio e situada no lugar de Souto Redondo.