domingo, 22 de maio de 2011

São João de Ver no Facebook


São João de Ver é uma freguesia portuguesa do concelho de Santa Maria da Feira, com 16,31 km² de área e 8 816 habitantes (2001). Densidade: 540,5 hab/km².
Património

* Casa da Torre também conhecida como Quinta da Torre,
* Troço da estrada real Lisboa - Porto em Airas.

Curiosidades • Pensa-se que este lugar já foi habitado nos tempos pré-históricos. Apesar da ausência de certezas, não restam dúvidas quanto à antiguidade da povoação deste território. A comprová-lo estão os troços da Estrada Romana que aqui foi construída e que servia de ligação entre Lisboa e Braga. Um fruto abundante na região - os Malápios - acabou por apelidar as pessoas locais, que se orgulham de serem conhecidas como os "Malapeiros".


Economia • S. João de Ver é um bom exemplo da vivacidade industrial do Concelho. Aqui o trabalho divide-se entre o calçado, cortiça, metalúrgia e o fabrico de móveis, desempenhando também a olaria, carpintaria, serralharia e tapeçaria papel importante.

Saúde • Existe uma unidade de saúde, duas farmácia e vários consultórios privados.

Desporto • O ciclismo é uma das modalidades de eleição pela tradição que transporta, através do Sport Ciclismo de S. João de Ver. O Sporting Clube de S. João de Ver e o Centro Cultural e Desportivo da Lavandeira complementam a área desportiva.

Cultura • A vertente cultural está dependente de Associações como o Centro de Cultura e Desporto da Lavandeira, a Associação Recreativa Columbofila de S. João de Vêr, a Associação de Pesca Desportiva de S. João de Ver, a Associação Cultural de S. João de Ver, o Grupo Folclórico de Danças e Cantares, a Associação do Grupo Folclórico "As Lavradeiras" e o Rancho Regional local.

Educação • Cinco escolas do 1º ciclo e cinco jardins de infância possibilitam os primeiros passos no mundo da aprendizagem. Solidariedade Social o Centro "Abrigo" dá ajuda aos mais necessitados.

A visitar • Existem vários pontos na Freguesia que não devem ser ignorados. É o caso da Estrada Romana, da Igreja Velha (restaurada no séc. XVII) da Capela de Santo André, da Capela de Santa Rita e respectivo Solar e da Casa Brasonada da Quinta da Torre, onde se encontra uma das melhores bibliotecas nacionais particulares, e onde se aprecia uma das mais belas obras de arte do famoso arquitecto Nicolau Nazoni - Fonte Nazoni.

Curiosidade • "Os Malapeiros": este é o nome pelo qual ficou conhecida a população da Freguesia. Para o compreendermos temos que recuar até à altura em que foi inaugurada a Linha do Vale do Vouga. As pessoas de S. João de Ver, primando pela sua humildade e alegria, trouxeram, para ofertar na inauguração, os Malápios - fruto doce que abundava na freguesia. A partir desse dia nunca mais perdiriam o apelido.

Bruno Pinto  (São João de Ver - Facebook)
http://goo.gl/vDZIC